quarta-feira, 20 de abril de 2011

IAENE lança projetos sociais e missionários

 

Nessa sexta-feira, 16 de abril, a equipe do Serviço Voluntário Adventista do IAENE apresentou na igreja os projetos sociais e missionários que serão desenvolvidos em 2011. Com participação do Coral Adolescente e do Feições, grupo de artes cênicas, o programa especial  promoveu o compromisso missionário entre os alunos, incentivando-os a levar a mensagem cristã ao mundo através do voluntariado nas mais variadas áreas. Para tanto, lançou a Escola de Missões e o “Dia da Alegria”.
“O Serviço Voluntário Adventista é um programa oficial da Igreja Adventista que envia profissionais e universitários para regiões necessitadas do planeta, onde podem colaborar com a pregação do evangelho por meio de suas habilidades”, explica o pastor Daniel Lüdtke, coordenador do SVA no IAENE. Nesta função desde março, Lüdtke participou de um encontro de líderes do projeto na Universidade de Del Plata na Argentina e trouxe ao Brasil novas ideias para reestruturar o programa no campus; uma delas é o “Dia da Alegria”.







Dia da Alegria
“Antes de partirmos para uma missão internacional, precisamos aprender a ser úteis em nossa comunidade”, ressalta Lüdtke. O “Dia da Alegria” abriga sete projetos sociais que serão desenvolvidos nas comunidades vizinhas à instituição. Em seu ministério Jesus demonstrou que os sábados devem ser utilizados de forma útil para que tenha real sentido; e é com essa intenção que sete equipes agruparam pessoas com atitude de amor e compromisso com a missão, dispostas a ouvir, falar e transmitir o amor de Deus ao próximo.
    Veja abaixo detalhes sobre as equipes e onde os trabalhos serão desenvolvidos:



ATITUDE POSITIVA
Líder: Débora Monteiro
Cor: Branco
Direção: PRO-VIDA
Proposta: Trabalhar com pessoas que se reabilitam da dependência química.

MAIS AMOR
Líder: Isabelle Palma
Cor: Amarelo
Direção: Casa Lar
Proposta: Trabalhar com pessoas especiais que não têm referências familiares.

O+   
Líder: Juliete Borges
Cor: Rosa e narizes vermelhos
Direção: Hospitais
Proposta: Levar alegria e esperança que só Jesus trás àqueles que estão debilitados físico e emocionalmente.

MAIS CARINHO
Líder: Rosimeire Brandão
Cor: Azul
Direção: Asilos
Proposta: Visitar as pessoas idosas com o objetivo de oferecer carinho e ganhar almas para Jesus.

MAIS HARMONIA
Líder: Vitor Hugo Gomes
Cor: Verde
Direção: Residências da comunidade
Proposta: Levar mensagens cantadas, leitura da Bíblia e orações aos lares dos irmãos impossibilitados de ir à igreja ou àqueles que ainda não conhecem a palavra de Jesus.

SALVA VIDAS
Líder: Rafael Duarte
Cor: Vermelho
Direção: Onde ajam vidas para salvar
Proposta: Continuar o projeto iniciado no ano passado a fim de instruir e oferecer trabalho para as duplas que vão estudar a Bíblia com pessoas que ainda não a conhecem.

Escola de Missões
Vestido com roupa tipicamente africana para simbolizar a experiência que teve no ministério naquelas terras, o pastor Daniel Ludtke afirmou que “trabalho não falta”, ao expor as opções de envolvimento no SVA – de um mês a dois anos, dedicando seus talentos em áreas necessitadas ao redor do planeta. O preparo para essa aventura será realizado na Escola de Missões. As aulas começaram em 1º de maio às 10h, com preparo teológico, aulas de inglês e orientações fundamentais para ser um missionário.


 Após o culto da sexta-feira, cerca de 300 universitários se inscreveram nos projetos do SVA. Os stands localizados ao lado do templo ficaram repletos de alunos querendo participar do Dia de Alegria e da Escola de Missões.
Ainda podem ser feitas inscrições para a Escola de Missões. Já as vagas do projeto Dia de Alegria, que iniciará no sábado, 30 de abril, estão encerradas e aguardam processo seletivo, uma vez que será necessário ajustar os participantes ao limites dos meios de transportes disponíveis.

A galera está engajada!


“Eu achei o projeto muito interessante pelo fato de, além de poder crescer espiritualmente, ajudar as outras pessoas também.” Patrícia Carlos dos Santos, afiliou-se à equipe Mais Harmonia.

 “O mundo está em degradação e muitas pessoas precisam ouvir de Jesus.” Bruna Pedreira, afiliou-se à equipe Salva Vidas.

“Com o que estiver a minha disposição, ou meu alcance, eu vou tentar auxiliar o projeto que eu acho muito bonito”. Alisson Santos, afiliou-se ao projeto Mais amor.

“Nós temos que fazer a nossa parte (...) às vezes a gente pensa em ir pra longe, mas próximo a nós tem pessoas que necessitam (...) é um incentivo pra nós que estamos na correria da faculdade, só se dedicando aos estudos e esquecendo de trabalhar pra Deus que é o mais importante.” Monica Leandro, afiliou-se à equipe Mais Carinho.

“Meu objetivo é continuar fazendo a Sua vontade. Sou um aventureiro, gosto de viajar, não gosto de permanecer em um só lugar. Quero ‘estar por aí’, ir aonde Deus mandar. Não sei realmente aonde Deus vai querer me levar. O Serviço Voluntário Adventista é 10. Um dia quero fazer parte deste projeto. Existem lugares onde pessoas ainda não têm oportunidade de conhecer o evangelho. Esse serviço faz a diferença na vida das pessoas. Só quem experimentou sabe como essa experiência é incrível. Quando a Palavra chega até você e transforma... Dá uma reviravolta em sua vida. Vale à pena!” Gilson Gomes, de Cabo Verde, estudante de Teologia.

“Deus está escolhendo a liderança e a base do projeto, Deus está montando e colocando a mão na massa. (...) Tenho certeza que muitas vidas serão mudadas através desses jovens e a própria vida deles vai ser impactada porque quando a gente trabalha pra Jesus, Jesus trabalha na gente.” Paula Cristina, secretária do SVA do IAENE.

Informações e inscrição no site http://www.adventistvolunteers.org ou na Capelania Universitária.

Texto: Laís Sousa, Vanessa Barbosa e Wagner Almeida
Fotografia: Danielle Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário